domingo, 28 de julho de 2013

LINCHAMENTO DE CASTELO DOS SONHOS - Altamira/PA (2012) - 11ª edição


Uma cena macabra ocorreu na madrugada do dia 26 de agosto de 2012 no distrito de Castelo dos Sonhos, em Altamira, no Pará.

O agricultor Paulo Sérgio Pereira da Silva, 32 anos, foi linchado e queimado vivo, em praça pública, depois de ter degolado o enteado de apenas quatro anos. Antes, ele também degolou o cachorro e uma galinha, no quintal da casa onde morava com a mulher e os dois filhos, para beber o sangue dos animais.


                                                                                       Vídeo sobre o caso


Segundo a Polícia Civil do local (pasmem!) o efetivo é de apenas 3 policiais e não houve como conter a revolta de mais de 100 moradores, que aproveitaram o momento em que o agricultor estava sendo levado para a delegacia para atacar. Os agressores eram, na maioria, parentes das vítimas.

Segundo investigações, o agricultor teria discutido com a esposa, Josefa Carolina Leite da Silva e saído de casa. Depois, retornou embriagado e tentou agredir a mulher. Como não conseguiu, destruiu móveis e eletrodomésticos da casa.

Alterado, ele foi para os fundos da casa e cortou a cabeça de um cachorro e de uma galinha, em seguida bebeu o sangue dos dois animais, chegando a dizer que o sangue estava muito “gostoso”. Ao ouvir isso, a esposa pegou o filho de 4 anos, que estava acordado, e correu para chamar os vizinhos, pedindo ajuda. Ao retornar com os vizinhos, o agricultor havia degolado o filho dela, de 8 anos de idade – era enteado do agressor, que foi preso no banheiro pelos vizinhos, que acionaram os policiais.

Assim que toda a pequena cidade soube do ocorrido, um grupo de pessoas capturou o assassino que, em uma roda, foi linchado, espancado com barras de ferro e pedaços de madeira, além de queimado ainda com vida; seu cadáver ainda foi eviscerado. Segundo a polícia, muitas pessoas se aglomeraram e xingaram o agricultor, mas apenas 14 teriam cometido o linchamento e assassinato de Paulo. A maioria dos identificados, são parentes da esposa, que ficou em estado de choque após perder o filho.

No dia 10 de setembro de 2012, foram presos nove suspeitos de envolvimento na invasão e depredação da unidade policial de Castelo dos Sonhos. A prisão preventiva tinha sido decretada pela justiça pelos crimes de homicídio qualificado, dano ao patrimônio público e vilipêndio de cadáver. Foram levados, na ocasião, para o Centro de Recuperação Regional, de Itaituba:
Vanderlei Correa;
Jamilson Paulo;
Maria Nunes da Silva;
Edjane dos Santos;
Luiz Claudio Pietczak;
Dueliton Victor Atayde (ou Athaídes);
Geraldo de Souza Campos Filho;
Joel Larsceiter (ou Lorscheiter);
Abelino Moreira dos Santos;
Maicon Sibulski;
Chagas das Neves, o “Chaguinha”;
Tiago
Jean Pereira Leite.

Segundo o delegado Edinaldo Sousa, “Vanderlei, Edjane e Joel” foram os responsáveis em contratar um carro de som e fazer a mobilização das pessoas para invadir a delegacia e matar o preso. Os demais presos são acusados de linchar e matar Paulo Sérgio.

Curiosamente, NENHUM dado processual foi encontrado.

Link para fotos (atenção: são chocantes): http://sdrv.ms/17KD2Qd


Fonte: Radio Progresso AM 640.com
           TV Cidade SBT


Nenhum comentário:

Postar um comentário