terça-feira, 29 de outubro de 2013

CASO LUCAS VARGAS TERRA, Salvador/BA (2001) - 29ª edição



ATENÇÃO! Fotos da perícia que vocês aqui encontrarão estão disponibilizadas no blog da própria família para divulgar esse caso... talvez tenham sido realmente tornadas públicas para que vejam a proporção da atrocidade cometida, então, não considero desrespeito à vítima, mas sim compartilho, no mínimo, da mesma indignação que atingiu esta família...


Lucas Vargas Terra, nascido em 19 de outubro de 1986 era um jovem extremamente religioso. Seguia os desígnios cristãos, desejoso de ser, um dia, muito mais do que membro da igreja... pastor e até mesmo bispo, quem sabe. Sua família estava de mudança para Itália, e Lucas e seu pai resolveram passar um tempo em Salvador visitando alguns amigos... sua mãe já estava na Itália na época do fato. Passou a frequentar um tempo da Igreja Universal em janeiro de 2001.

Seus planos, traçados meticulosamente por todo tempo que pode estar entre nós, foram grosseiramente interrompidos no dia 21 de março de 2001, aos 14 anos de idade. Saiu de casa neste dia para o culto na Igreja Universal do Reino de Deus, próximo a sua casa, em Salvador, Bahia. Pela manhã, no dia seguinte, seu pai percebeu que seu filho ainda não tinha chegado e foi até à igreja buscar informações, quando soube que Lucas tinha saído após o culto na companhia do então pastor-auxiliar da igreja, Silvio Roberto Santos Galiza, de 21 anos. Quando avistou o pastor Silvio, este disse que deixara Lucas no ponto de ônibus, pois ele disse que ia para a igreja no bairro da Pituba. Lá, ninguém viu Lucas... a família de Lucas dá início a uma longa jornada em busca de notícias de seu filho...

Dois dias depois é encontrado um corpo carbonizado dentro de um caixote, em um terreno baldio às margens da Avenida Vasco da Gama, em Salvador. Neste momento, ainda não se tinha certeza de que se tratava dos restos mortais de Lucas, mesmo assim, seu pai não tinha coragem de olhar... após aproximadamente 12 dias, testes de DNA confirmam a identidade do menino, e sua família obteve permissão para sepultá-lo. A necropsia constatou que o menino foi queimado ainda com vida...

No intermédio entre o encontro dos restos mortais e a confirmação da perícia de que era, realmente, Lucas Terra, seu pai, esperançoso de que aquele não seria seu filho, continuou a cruzada por informações. Retornou novamente à igreja, procurou o pastor Silvio que, surpreendentemente, mudou a versão da história: disse que tinha deixado Lucas no Ceasa, em um bairro próximo, o que chamou atenção da família e das autoridades.


INVESTIGAÇÕES

Durante as investigações, foi descoberto que o pastor-auxiliar, Silvio Galiza, era transferido de outra igreja por “comportamento inadequado” e conhecido entre os fiéis como o “secretário do diabo”.

Em pouco tempo após a chegada de Lucas à igreja, em janeiro de 2001, o pastor Silvio nomeou Lucas como seu assistente informal, passando a controlar a vida do rapaz.

Em fevereiro Lucas se interessou por uma fiel da igreja e foi proibido pelo pastor de ter qualquer namorada. No final de fevereiro, o pastor Silvio começou a convidar jovens da igreja para dormir no templo por considerar um local “mais seguro do que a própria casa dos jovens”... segundo o pai de Lucas, o menino era convidado sempre a permanecer na igreja até tarde, o que culminava na permanência de Lucas para dormir no local.

Quando os superiores da igreja descobriram que o Lucas dormira no mesmo quarto que o pastor Silvio, transferiram o pastor para outra igreja, mas este continuou a frequentar os cultos da igreja do bairro do Rio Vermelho.

Segundo testemunhas, no dia do crime, após o culto, o pastor Silvio vê Lucas conversando com sua namorada em frente à igreja e o chama... Lucas se despede da namorada e dos amigos e, interpelado para onde ia, respondeu que “viu o pastor Silvio olhando ele de cara feia e ia conversar com ele”. No entanto, seguiu o pastor e não foi mais visto.

Segundo testemunhas, pastor Silvio exercia muita influência sobre Lucas que era extremamente obediente às questões religiosas – como dito anteriormente, sua intenção era ser mais do que um simples membro da igreja e, para isso, obedecia veementemente aos que considerava seus superiores.

Caminharam até o Vale das Pedrinhas, que fica próximo à igreja, e pegaram um ônibus para o bairro do Rio Vermelho. Percebendo que ia demorar mais do que o previsto, Lucas ligou para seu pai às 22h09min dizendo que ia para a igreja no bairro do Rio Vermelho, na companhia do pastor Silvio Galiza, para um “propósito de oração” e que dormiria na igreja. O pastor Silvio passara antes de chegar na igreja em uma loja de conveniência... neste momento é que Lucas ligou para o pai.

A partir daí, não se sabe ao certo o que aconteceu à Lucas... segundo a perícia, tentaram asfixiar Lucas, que foi amarrado e amordaçado, colocado na caixa de madeira e incendiada esta, para descartar evidências do crime. Como o corpo estava carbonizado, não foi possível saber se houve ou não violência sexual, mas sabe-se que tentaram asfixiar o rapaz; o pano utilizado para asfixiar Lucas é semelhante ao da cortina do templo da igreja. Uma coisa é certa: Lucas foi queimado vivo.

Fotos da perícia

Em outubro de 2001, o inquérito foi concluído apontando Silvio Galiza como autor do homicídio de Lucas, porém, sua prisão não foi decretada. Desta forma, o pai de Lucas acampou em frente ao Ministério Público pedindo pela medida.

Silvio foi denunciado pelo Ministério Público como incurso nos arts. 121, §2º, incisos I, II e IV do CP c/c art. 1º, inciso I da Lei n. 8.072/90 (processo n. 0106188-68.2001.8.05.0001 TJBA).

Em seu primeiro julgamento pelo Tribunal do Júri, em junho de 2004, foi condenado à 23 anos e 5 meses de reclusão; após recurso da defesa, Silvio foi submetido a novo júri em novembro de 2005, quando teve sua condenação reduzida para 18 anos de reclusão e, com mais um recurso de Apelação, teve sua pena reduzida NOVAMENTE para 15 anos – o que foi ratificado pelo STJ quando o Ministério Público recorreu a essa instância (link: http://sdrv.ms/15B6Q39).


REVELAÇÕES

Após sua segunda condenação, Silvio fez uma revelação: não foi o único a cometer o crime, aliás, não era o ator principal. Atribuiu a culpa do homicídio ao bispo Fernando Aparecido da Silva e ao pastor Joel Miranda, acusando, ainda, o segurança do bispo, conhecido como Luis Claudio.

Pastor Silvio Galiza

Segundo Silvio, Lucas teria flagrado uma relação homossexual entre Fernando e Joel e, por isso, assassinado como queima de arquivo. Ainda em depoimento em novembro de 2011, em processo movido a partir de 2008 em face do bispo Fernando e do pastor Joel por este crime, Silvio diz que após ter feito essas declarações ao Ministério Público no dia 26/01/2006, sofreu uma tentativa de envenenamento na penitenciária onde se encontrava.

Embora insistência pelos advogados de Fernando e Joel em desacreditar as declarações de Silvio, e mesmo com as prisões de ambos frustradas pelo provimento de acórdão pelo STF, o processo em face de Fernando e Joel prossegue (processo n. 0017090-28.2008.8.05.0001)... estão em liberdade.

À esquerda, bispo Fernando Aparecido da Silva; à direita, pastor Joel Miranda.

Na verdade, podemos dizer que TODOS estão em liberdade... os dois últimos furtaram-se ao comparecimento à praticamente todos os atos do processo, alegando insuficiência de recursos, no entanto, no próprio acórdão do STF, o Ministro Relator Ricardo Lewandovski ressalta que não há insuficiência de recursos para constituir advogados que se deslocam de São Paulo para intervir no processo... interessante!
Link para os HC's: 90625 http://sdrv.ms/15B6V6M; contra decreto prisional no ano de 2007.
95125 http://sdrv.ms/1dn1R7T; contra pedido de prisão preventiva em 2008.

ATENÇÃO! Uma coisa é certa: o então pastor Silvio NÃO TEM HABILITAÇÃO E NEM SABIA DIRIGIR... então, COMO o corpo de Lucas foi parar na Avenida Vasco da Gama??? Pela pesquisa que fiz, dizer que Silvio agiu sozinho seria o mesmo que afirmar que ele teria arrastado ou carregado o caixote de madeira com o corpo de Lucas por, aproximadamente, 2 km – distância da Igreja Universal no bairro do Rio Vermelho até a Avenida Vasco da Gama, onde o corpo carbonizado foi encontrado... é um super-homem, no mínimo...


JUS MATER

Após cumprir sua pena em regime fechado por exatos 4 anos e seis meses, em dezembro de 2008, Silvio conseguiu a transferência do regime fechado para o semiaberto, na Colônia Lafayete Coutinho.

Em julho de 2012, nova decisão: o agora EX-pastor Silvio, é agraciado com nova progressão para o regime aberto. Permanecerá na Casa do Albergado e Egressos Geral, de Salvador, na Mata Escura. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), ele poderá sair durante o dia para trabalhar ou estudar, voltará à noite e não poderá sair nos fins de semana.

O pai de Lucas lançou um livro intitulado “Lucas – Traído pela Obediência”, o qual custeou ele mesmo por não ter conseguido uma editora que o publicasse – até imagino o porquê...



Em 2007, José Carlos Terra e Marion Terra ganharam na justiça o direito a receber indenização no valor de R$1.000.000 (R$ 500mil para cada um) a ser pago pela Igreja Universal do Reino de Deus, em Recurso Especial (link: http://sdrv.ms/1eNckxt).

Reportagem do Linha Direta em 2006.



Não sei por que motivo não consegui disponibilizar os outros dois vídeos com a parte 2 e 3, mas basta clicar no link abaixo ou copiar e colar...

Fonte: Blog À Queima Roupa
           Gospel notícias
           Tribunal de Justiça do Estado da Bahia
           Lucasterra.blogspot.com.br


2 comentários:

  1. Pois é...sem querer polemizar com religião, até porque acho que isso não se discute, mas nao poderia deixar de dizer o quanto tem pessoas ruins em todo canto, até mesmo nos templos religiosos....não podemos confiar em ninguem, uso esses exemplos na criação dos meus filhos, infelizmente o perigo esta mais perto do que imaginamos, rondando nossa casa, filhos, amigos, enfim.... Apagar essa tragédia da vida dessa familia seria algo impossível, mas se a lei no nosso país fosse mais rígida, pelo menos ficaria o "conforto" de justiça sendo feita, mas nem isso esses pais terão, pelo jeito... fazer o que...uma pena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está certíssima, Aline... é triste depositarmos nossa confiança, seja em que religião for, ou mesmo em qualquer outro profissional - como médicos, policiais - e até mesmo nossos entes queridos, e sermos golpeados tão bruscamente e de forma tão atroz... muito obrigada por seu comentário! Fique à vontade!

      Excluir